top of page
  • blogdojotaeme

A vitória do Botafogo sobre o Flamengo quebra marcas do Glorioso e consolida o sistema Castro

A vitória do Botafogo sobre o Flamengo neste domingo, 30, pela 3ª rodada do Brasileirão não só deu a liderança isolada ao Glorioso, como consolida o sistema de jogo do seu técnico Luís Castro, bastante contestado pelo torcedor (inclusive este que escreve). Mas também serviu pra calar quase 50 mil vozes, no Maracanã, fazendo-se ouvir apenas os 4 mil botafoguenses que conseguiram comprar os escassos ingressos colocados à venda para o visitante.


Foi um jogo emocionante, do início ao fim. O Flamengo foi apontado, como sempre, como favorito pela crônica esportiva. Favoritismo que não se comprovou. Porque Luís Castro começa entender o futebol brasileiro e reviu alguns conceitos que tentou implementar sem sucesso. Exemplo, começa a jogar de acordo com o adversário e não como queria impor antigamente, uma mentalidade de jogo que não acontecia e frustrava jogadores e torcida.

Jogadores do Botafogo comemoram a vitória sobre o Flamengo Imagem: Vitor SIlva/Botafogo


Quando o Flamengo colocou o goleiro Santos de líbero, posicionado quase no grande círculo, ele pediu para os jogadores não combaterem, mas sim, fechar os espaços e o time de Sampaoli teve dificuldade de sair jogando, tendo que fazer a famosa ligação direta. Quando o Botafogo pegava essa segunda bola, Tiquinho com Eduardo organizavam o contra-ataque quase sempre letal. Foi num desses que houve o pênalti em Vitor Sá. Foi num outro, que Tche Tche fez a jogadaça do terceiro gol.


Embora o Botafogo tenha tido apenas 26% de posse de bola no jogo, a menor das 12 partidas da invencibilidade em curso, paradoxalmente, foi o jogo em que mais chutou a gol, segundo o GE. Tanto que Perri, um dos melhores em campo, fez 11 defesas, entre elas, pelos umas três que garantiram a vitória do Fogão. Um amigo na Live desta segunda, 1, no nosso canal, chegou a me questionar se eu não ficava preocupado com os constantes destaques do goleiro do Botafogo nas últimas partidas, e no dia que ele falhar? E ele está certo. A defesa precisa de mais cobertura. Ainda é uma deficiência que aparece no sistema de jogo de Castro, a proteção dos laterais, bem como os buracos que ainda existem entre a defesa e o meio. São aspectos que preocupam. Mas como todo grande time começa por um grande goleiro, acredito que Perri não falhará como sugeriu de forma apreensiva nosso seguidor do canal Waltair Felix.

Lucas Perri, goleiro do Botafogo saúda a torcida alvinegra Imagem: Vitor Silva/Botafogo


A vitória sobre o Flamengo também conseguiu implantar mais uma marca: o melhor início de Campeonato Brasileiro de pontos corridos da história do clube com três vitórias seguidas. Contra o São Paulo, Bahia e Flamengo. Sem dúvidas, é o melhor início de um Brasileirão e vem no momento certo. Além de consolidar o sistema de jogo de Castro, abastece a autoestima dos próprios jogadores pra ousarem mais, e da torcida. O Botafogo saiu maior do jogo contra o Flamengo.

9 views0 comments
bottom of page