• blogdojotaeme

As lições que o Ceará pode tirar ao perder a Copa do Nordeste para o Bahia nos pênaltis

“O pênalti é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente do clube”. Jorginho e Marlon, jogadores do Ceará, certamente, não conhecem a prosa de Neném Prancha, denominado filosofo do futebol brasileiro pelo botafoguense Armando Nogueira. Do contrário não teriam desperdiçado a oportunidade de igualar o alvinegro de Porangabuçu ao seu adversário deste sábado, 8, o Bahia e Sport de Recife, em quantidade de conquista da Taça do Nordestão.

A derrota no tempo normal por 2 a 1 acabou com a invencibilidade alvinegra e a derrota nos pênaltis deu o tetracampeonato da competição ao Bahia. Nas outras decisões entre as duas equipes, pela Lampions League em 2015 e 2020, o Ceará saíra vencedor.


Imagem/reprodução da tv


O jogo teve momentos dignos de uma decisão, com oportunidades perdidas por ambas as equipes. Por outro lado, em alguns momentos, os times mostraram momentos de nervosismo, com muita disputa pelo controle do meio de campo. O Ceará que jogava pelo empate parecia mais dono das ações, até o Bahia fazer dois gols que colocaram em xeque a superioridade alvinegra.


O primeiro gol do Bahia saiu de um pênalti (Luiz Otávio colocou a mão na bola em cruzamento de escanteio), convertido por Rodriguinho, aos 18; o segundo, foi feito por Gilberto aos 24, ambos no segundo tempo. O gol de Jael pelo Ceará, quase ao fim do jogo, levou a decisão para o pênaltis.


Pelo Bahia converteram Rodriguinho, Matheus Galdezani, Lucas Araújo e Conti, enquanto pelo lado do Ceará apenas Lima e Fernando Sobral acertaram suas cobranças (Jorginho e Marlon desperdiçaram). Thonny Anderson perdeu pelo lado dos baianos.


A perda da Taça do Nordeste 2021 não trouxe maiores prejuízos para o Vozão, que segue firme em quatro competições na temporada. Taça Sul-Americana, Copa do Brasil, Campeonato Cearense (que tá disputando com os aspirantes) e o Brasileirão (Série A). Sem dúvida, o Vozão vive o melhor momento de seus 106 anos de história. Montou um plantel qualificado para a temporada, mas precisa aprender as lições deixadas por esta derrota.




4 views0 comments