• blogdojotaeme

Botafogo fecha com Gustavo Sauer e Lucas Fernandes na última hora

Gustavo Sauer e Lucas Fernandes devem estar chegando no aeroporto do Rio de Janeiro, no início da manhã desta terça, 12, para assinar contrato com o Botafogo. Eles deixaram Portugal na noite desta segunda, 11, conforme fontes portuguesas. O colunista do Uol em Portugal Bruno Andrade, que se define como interpretador de textos e ídolo discutível do União Lorenense, foi um dos que publicaram a informação no Twitter, na noite passada.


Aliás, a chegada dos dois, faz parte do esforço concentrado de última hora do Boss do Botafogo SAF John Textor em atender a Luís Castro e à torcida alvinegra que ansiavam por reforços urgentes, principalmente, após o preocupante desempenho da equipe diante do Corinthians na estreia do Brasileiro, neste domingo, 10. John Textor havia prometido três reforços antes do fechamento da primeira janela de transferência, que se encerra nesta terça, 12.

Gustavo Sauer chega para o Botafogo imagem: Boavista/Twitter


Algumas indagações, contudo, se fazem necessárias para entendimento do que acontece com o Botafogo que ficou rico, mas parece não querer gastar. Por que esses atletas não foram contratados de forma mais ordenada e tranquila, ou seja, por que as coisas são resolvidas de última hora? O profissionalismo não chegou de forma total ainda no Botafogo? Ou o Mazzuco não tem autonomia pra negociar? Há sempre uma barganha para redução de preço dos atletas, ou parcelamento, que quase sempre desagrada os donos dos direitos econômicos dos atletas.

O exemplo mais acabado é a própria negociação do atacante Gustavo Sauer. O Botafogo ofereceu inicialmente, 1,5 milhões de euros, recusados. O Boavista bateu pé e não abriu mão dos dois milhões de euros pedidos, cerca de 10 milhões de reais. Com isso acaba perdendo tempo, e muitas vezes, até o próprio timing da negociação.


A chegada de Sauer dará mais consistência ao ataque, um dos setores carentes de reforço. No domingo, foi necessário improvisar Diego Gonçalves, no segundo tempo. Sauer tem 28 anos, formado no Joinville, jogou na Armênia, Coreia do Sul e Bulgária até chegar ao Boavista de Portugal. Segundo Bruno Andrade, ele não é tão rápido, mas compensa essa deficiência com muita visão de jogo e entrega em campo. O contrato é por três anos, cláusula prevê prorrogação de mais uma temporada.


Mas a questão do camisa 10 continua sendo uma incógnita e uma preocupação a mais para o torcedor alvinegro. Chay bastante questionado e Piazon idem, parecem não ter os devidos pendores que a função exige. Espera-se que Lucas Fernandes, 24, revelado pelo São Paulo como Piazon, consiga fechar essa lacuna. O Botafogo, finalmente, acertou sua contratação por empréstimo, junto ao Portimonense (outra contratação demorada). Assina contrato até dezembro de 2023, com opção de compra, caso ele faça 70% dos jogos no período. O valor estipulado é de quatro milhões de euros, segundo o jornalista português Pedro Sepúlveda. Fernandes enfrentou problemas de contusões, mas é uma aposta do técnico Luís Castro.

Lucas Fernandes, pedido de Castro para o Botafogo Imagem:Portimonense/Divulgação


A questão agora é saber se esses atletas serão regularizados a tempo. Há mais de 10 dias no Brasil, Luís Castro e sua comissão técnica ficaram fora do campo no jogo contra o Corinthians por isso.


Lembrando ainda que Sepúlveda fez vários posts noite passada dizendo que uma surpresa estava voando para o Rio de Janeiro para o Botafogo, que não não se trata de Bruno Tabata, que interessava ao clube, mas que não houve acerto com o Sporting.



30 views0 comments