• blogdojotaeme

Botafogo não percebeu que Navarro cresceu e se valorizou no mercado. Perdeu de graça!

O assunto Rafael Navarro dominou as Lives dos canais no Youtube que compõem a mídia independente do Botafogo, na noite desta sexta, 3. Brotou também em vários perfis do Twitter ao longo do dia. Mas não foi só isso, a mídia tradicional também abordou o assunto em seus sites. E foi do site do jornal O Dia que veio o petardo que quase dilacera o coração botafoguense. A publicação estampo às 14,40h, a seguinte manchete: “Após reunião com representantes Navarro decide não renovar com o Botafogo”.


A matéria assinada pelos repórteres Venê Casagrande e Leonardo Bessa trouxe luzes para um assunto que vinha se arrastando sob sombras desde de março deste ano, mas que ao melhor estilo dos folhetins novelescos teve sua crescente, com o desfecho agora. A renovação do contrato do jogador, cujo vínculo com o Botafogo termina ao fim do ano, após o término da temporada 2021. Como ele não assinou a renovação, está livre, segundo a lei, para assinar pré-contrato com qualquer clube. Pelo que se sabe isso ainda não aconteceu.

Navarro não renova com Botafogo Imagem; foto/Vitor Silva/Botafogo


Interessante que como prevendo esse final malogrado, a direção do Botafogo divulgou essa semana uma versão de que tinha feito um contraproposta ao estafe do jogador, tentando jogar a batata quente no colo do jovem atleta. Na manhã desta sexta mesmo, o diretor de futebol Eduardo Freeland usou as redes digitais para propagar que o clube havia aceito a proposta do estafe do jogador. Tudo balela. Tentava criar uma cortina de fuça pra confundir o torcedor. Não deu certo.


Ainda de acordo com a matéria de O Dia, o Botafogo teria recusado na terça,31 de agosto, último dia do fechamento da janela de transferência para o futebol europeu, proposta do Anderlecht da Bélgica no valor de 500 mil Euros (aproximadamente R$ 3,1 milhões) e mais 10% do valor em futura negociação.


Rafael Navarro Leal tem 21 anos, nasceu em Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro e passagens pela Seleção Brasileira sub-15, base do Fluminense e Atlético-GO. Chegou ao Botafogo em outubro de 2019 para atuar pela equipe sub-20, após ganhar destaque no futebol goiano, onde fez 17 gols pela Atlético-GO. Os direitos econômicos do seu passe são divididos entre Botafogo e Atlético-GO, 50% para cada clube.


A intenção do Botafogo era utilizar o atacante na Copinha São Paulo de 2020, mas teria que ter feito sua inscrição até 9 de outubro e Navarro só assinou com o Botafogo 10 dias depois, por isso ficou fora da competição. Atuou no time de cima em 2020, mas acabou voltando para o sub-20, onde amadureceu bastante e ganhou espaço no time de cima com a saída dos jogadores Pedro Raul e Matheus Babi, tomando conta da titularidade da camisa 99.


Navarro passou a se entender muito bem em campo com Chay. A dupla é a que tem mais participação em gols na Série B. São 15 gols e 9 assistências com participação dos dois jogadores. Além disso Navarro é um atacante solidário, o garçom do time com cinco assistências e cinco gols, é ainda o vice artilheiro da equipe.


O ótimo desempenho do jovem atacante além de ajudar o Botafogo a chegar no G-4, despertou o interesse do mercado com sua alta efetividade no ataque do alvinegro carioca. Navarro passou a despertar interesse do futebol nacional e internacional. Só a direção do Botafogo não percebeu o crescimento do seu atacante no mercado da bola. Resultado, vai perder o jogador de graça. Se houvesse algum profissionalismo no clube, a proposta concreta do Anderlecht da Bélgica poderia ter rendido algum dinheiro aos combalidos cofres alvinegros. Teria aceitado o dinheiro oferecido desde que o jogador saísse apenas ao fim da competição, como vai acontecer, só que de graça.


Perder jogador é um processo normal no Botafogo. Assim foi com Edmundo e Leonardo Moura, lá no início da década de 90 e mais recentemente, Patrik de Paula e Fubá, só pra citar estes. Não adianta a torcida desferir petardos de ódio contra o jogador. Ele despertou o interesse dos clubes pela sua eficiência apresentada dentro de campo. A torcida deve se irritar com a diretoria amadora e torcer pra que Navarro continue trabalhando pelo Botafogo, mesmo que venha assinar pré-contrato com outro clube. Eu vinha falando nas minhas Lives do um facho de luz, dificilmente Navarro continuará no Botafogo. Valorizou e o Botafogo não percebeu. Acorda Botafogo!

12 views0 comments