top of page
  • blogdojotaeme

Botafogo viajou neste domingo, 27, para Europa pensando no planejamento de 2023

O torcedor do Botafogo não vê a hora da temporada de 2023 começar para a agremiação alvinegra carioca. Será a hora do Glorioso escrever uma nova página na sua história. Sim, porque 2022 foi o ano da arrumação da casa. Na prática, 2023 começa no próximo 3 de dezembro, quando depois de 14 anos, o Glorioso volta a se exibir na Europa. Joga amistosamente contra seu co-irmão Crystal Palace. Os dois fazem parte da carteira de clubes do empresário americano John Textor, cujo carro chefe é a SAF Botafogo com percentual de 90%; enquanto no Crystal, ele detém apenas 40%.

John Textor no Estádio Nilton Santos foto/Vitor Silva/Botafogo


O time viaja nesta segunda, 28, para a Inglaterra, onde deverá fazer jogo treino com algum clube inglês, antes da partida com o Crystal. Após a excursão na Europa, os jogadores entrarão de férias e a reapresentação está prevista para o dia 8 de janeiro, quando o planejamento do clube prevê o início da pré-temporada nos Estados Unidos, embora ainda não haja nada acertado.

Ingresso do confronto entre Botafogo e Crystal Palace imagem/divulgação


De acordo com o planejamento do clube, um time alternativo formado por jogadores do time B, mais oito que subirão do sub-20, iniciarão os treinamentos no dia 15 de dezembro, com vistas o Campeonato Carioca, que começa nos dias 14 e 15 de janeiro. Esse mistão disputaria as seis rodadas iniciais do Carioca, que prevê em sua terceira rodada, o confronto com o Vasco da Gama e na quinta, com o Fluminense. Sem falar que nesse período também, o time sub-20 estará disputando a Copa São Paulo, que começa no dia 2 de janeiro, e termina no dia 26, por ocasião do aniversário da cidade.


Pelo planejamento da direção técnica, a estreia do time principal no Carioca deve acontecer, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, contra o Boavista, pela sétima rodada. Em fevereiro, o Botafogo começa a disputar também a Copa do Brasil, prevista para começar no dia 22 de fevereiro e terminar no dia 24 de setembro, de acordo com a CBF.


A entidade não fez o sorteio para definir o adversário do Glorioso, mas ele deve sair dos seguintes times: Campinense (PB), Jacuipense (BA), São Raimundo (RR), Tocantinópolis (TO), Bahia de Feira de Santana (BA), Caldense (MG), Atlético de Alagoinhas (BA), ASA (AL), Sergipe (SE), Ceilândia (DF).


A primeira fase da CB é disputada em apenas um jogo, e na casa do adversário com o Botafogo jogando pelo empate. A segunda fase acontece entre os dias 7 e 16 de março, também em jogo único, mas com mando de campo sorteado e sem vantagem para ninguém.


Em abril começam mais duas importantes competições. No dia 4 de abril, a Copa Sul-Americana, objetivo do torcedor do Botafogo nesta temporada, e no dia 15, a bola rola pelo Campeonato Brasileiro.


A expectativa da torcida do Botafogo é que depois do primeiro ano da SAF, em que o time foi muito irregular e inconstante, na temporada de 2023, com o elenco se conhecendo bem e conhecendo o treinador e seus métodos de trabalho, com os atletas todos nivelados com a mesma condição física possa ter um desempenho a altura da tradição alvinegra. Se não vier um título, que pelo menos tenha um bom desempenho em todas as competições.


Para tanto, o treinador Luís Castro já entregou uma relação de cinco a seis nomes de jogadores devidamente analisados pelo scout que devem ser contratados para reforçar os setores da zaga, meio campo, lateral direita e ponta direita.

Jogadores que foram relacionados para a viagem à Inglaterra:


Goleiros: Lucas Perri, Douglas Borges, Igo gabriel;

Zagueiros: Adryelson, Cuesta, Carli, Kanu, Sampaio;

Laterais: Rafael, Marçal;

Meio-campo: Tchê Tchê, Gabriel Pires, Lucas Fernandes, Patrick de Paula, Jacob Montes, Bernardo Valim;

Atacantes: Gustavo Sauer, Vitor Sá, Jeffinho, Luís Henrique, Lucas Piazon, Tiquinho Soares, Junior Santos.

* A baixa de última hora foi o lateral direito Daniel Borges, que testou positivo para Covid e não viajará.


53 views0 comments
bottom of page