• blogdojotaeme

Ceará busca consolidar o sistema de jogo, enquanto Botafogo tenta encontrar o seu

Depois de uma pífia estreia em que seus reforços não se entenderam em campo e decepcionaram os 36 mil devotos que compareceram ao Nilton, e assistiram o Corinthians mandar no jogo e vencer por 3 a 1, domingo passado, o Botafogo foi à Fortaleza para enfrentar o embalado Ceará de Dorival Jr., neste domingo, 17. Dessa vez, pelo menos Luís Castro e sua comissão técnica estarão à beira do gramado da Arena Castelão, podendo orientar melhor seus comandados.


Claro que o torcedor botafoguense deve estar preocupado com a falta de entrosamento apresentada pelos jogadores, no jogo de estreia. Foi um jogo em que nem mesmo seu jogador mais caro, Patrick de Paula, no qual a torcida coloca uma grande expectativa, brilhou, aliás, foi um dos mais apagados.


Podemos dizer que uma conjunção de fatores concorreu para o apagão do time. A falta de entrosamento agravada pela maioria dos jogadores nunca ter jogado junto. Os seis novos contratados até então foram pro jogo, mas não apresentaram futebol a altura, além disso, certamente a ausência do treinador na beira do campo, por não está regularizado semana passada, também pesou.

Vina, desfalque do Vozão Imagem: Felipe Santos / Ceará SC


Mas o que esperar do time nesse jogo contra o Vozão? Principalmente pelas últimas partidas do alvinegro cearense? Fez um jogo espetacular contra o Palmeiras, cujo resultado foi construído nos primeiros 15 minutos de jogo, o que surpreendeu o Palmeiras, que não conseguiu reagir. Ganhou duas partidas na Sul-Americana, uma virada sensacional em cima de um dos times tradicionais argentinos, o Independiente. E venceu lá fora o La Guaira. Dorival Júnior parece ter feito o time de Porangabuçu exorcizar o fantasma das eliminações precoces e recentes nas competições regional e local.


O time do Ceará joga um futebol efetivo, rápido e letal com os contra-ataques de Mendonza, principalmente, e Erick. Tem defesa e meio campo consistentes. Embora não tenha seu principal articulador Vina, não deve perder a consistência imposta pelo meio de campo azeitado e reforçado por Lindoso e Richardson.


O Botafogo ainda terá a ausência de seu goleiro titular Gatito e Matheus Nascimento. Tanto Loureiro quanto Douglas Borges não gozam da confiança da torcida. Já o ataque deve ter Erison no lugar de Matheus Nascimento. Erison ainda anão desencantou com Castro, mas tem potencial e é muito agudo. É a esperança de gols do Fogão!

Erison, esperança de gols para o Fogão Imagem: Vitor Silva/Botafogo


O confronto entre Ceará e Botafogo no Castelão tem um histórico de empates. Eu mesmo quando morava em Fortaleza assisti a vários jogos e não lembro de ter visto um vencedor. Os “especialistas” da mídia 21 deram o Vozão como favoritaço! E é. Já o Botafogo...pelo menos, desta vez, teremos um treinador à beira do campo. Luís Castro foi regularizado na última quinta, e estará orientado o time no gramado. Custa está à disposição.


O jogo será às 19 horas, na Arena Castelão. Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos. No Botafogo apenas Hugo deve jogar no lugar de Jonathan Silva e Loureiro, no de Gatito.




5 views0 comments