• blogdojotaeme

Enderson Moreira é o novo técnico do Botafogo

O mineiro Enderson Alves Moreira, mais conhecido como Enderson Moreira é o novo treinador do Botafogo. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, 20, minutos após a partida em que o Botafogo foi derrotado para o Goiás, por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, pela 12ª rodada da Série B, na página do clube no Twitter. O Botafogo elencou algumas razões para justificar a contratação do treinador: experiência, ter trabalhado em grandes clubes, bom vestiário e estar dentro da realidade financeira do clube.


Enderson já foi campeão da Série B pelo América-MG, em 2017. Foi uma conquista sem questionamento, com 64% de aproveitamento na competição. O clube mineiro atingiu 73 pontos ganhos, 11 a mais que o Londrina, segundo melhor colocado da Série B daquele ano.


Natural de Belo Horizonte, Enderson tem 49 anos. Segundo a informação postada no perfil do Twitter do clube, o novo treinador chega ao Rio nesta quarta, 21, para assumir a equipe alvinegra no restante da temporada, já que não poderá mais trocar de treinador na competição de acordo com regras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Formado em educação física pela UFMG, Enderson Moreira tem no seu currículo passagem por grandes clubes como Internacional Cruzeiro, Grêmio, Santos, Fluminense, entre outros. Seus trabalhos mais recentes foram em 2020 no Ceará, Cruzeiro, Goiás e Fortaleza. Demitido pela direção do Fortaleza em abril deste ano por causa da eliminação do tricolor do Pici nas semifinais da Copa do Nordeste, no início de maio sofreu um enfarte quando estava em sua fazenda, no interior de Minas. Enderson precisou passar por um procedimento médico (cateterismo) para desobstrução de algumas artérias.


Enderson Moreira. post do Botafogo no Twitter


Enderson chega ao Botafogo para uma missão muito difícil. Para alguns torcedores, considerada impossível. Fazer o time subir para a elite do futebol brasileiro. Principalmente, após a derrota para o Goiás. O time caiu para a 14ª posição na tabela de classificação, cada vez mais perto do Z-4. Tem 13 pontos em 12 jogos e um jogo a menos contra o CSA, ainda não marcado.


A apresentação do técnico será nesta quarta, 21 e está sendo marcada por muita expectativa. Enderson constava de uma lista de nomes da diretoria do Botafogo para substituir Marcelo Chamusca. O técnico mineiro foi anunciado uma semana após a demissão de Chamusca. Após Lisca, que era a primeira opção alvinegra acertar com o Vasco também nesta terça.


Enderson encontra um time completamente sem confiança e que tem apresentado muita falhas no setor defensivo. Ou seja, a primeira providência é resolver a defesa que tem tomado gols toda partida por falhas individuais ou coletivas. Resta saber se Enderson tem saúde suficiente para aguentar a pressão alvinegra e se conseguirá obter êxito na missão recolocar o Glorioso na elite do futebol nacional.



5 views0 comments