top of page
  • blogdojotaeme

O Carioca não é régua pra medir nível de qualidade dos times, mas é bom golear, mesmo o lanterna!

Com uma atuação soberba de Tiquinho Soares, que fez dois gols e ainda serviu uma assistência, o Botafogo venceu facilmente o lanterna Boavista, no Mané Garrincha, em Brasília por 4 a 0, na tarde deste domingo, 5. Tiquinho ainda não havia marcado na temporada, assim como PK, responsável pelo quarto, um golaço, aquela bola batida de bate pronto. Os gols servem pra dar mais confiança aos jogadores e ao próprio grupo. E, claro, o torcedor alvinegro.

Tiquinho Soares comemora primeiro gol contra Boavista foto/imagem: Vitor Silva/Botafogo


Agora, o Glorioso ocupa a vice liderança da Taça Guanabara, primeiro turno do cada vez menos importante, Campeonato Carioca. O time de Luíz Castro tem 13 pontos, assim como Fluminense e Volta Redonda, na sétima rodada. O saldo de gols lhe garante a colocação, com 72% de aproveitamento.


A goleada empolgou parte da torcida, enquanto outra parte acha que o time não fez mais que a obrigação, golear o lanterna do campeonato. Depois do jogo, o técnico Luís Castro mandou um recado que serve para os dois lados da torcida, ao afirmar que o time precisa melhorar em todos os quadrantes.


“Precisa evoluir em todos os setores. Da nossa baliza até o setor ofensivo, e é nisso que trabalhamos todos os dias. É com essa missão que nós encaramos os jogos. O processo de construção é assim mesmo. O futebol nos ensinou que não se pode confiar nele”, disse na entrevista coletiva após o jogo.

Técnico Luís Castro do Botafogo foto/imagem: Vitor Silva/Botafogo


Sábias palavras, porque é por aí. Quando o time goleia, fica tudo bem para os mais apressados; mas se no próximo jogo, empata ou perde, vai estar tudo ruim. Nesse aspecto, Castro tem uma máxima que gosto e acho apropriada para balancear o sentimento do torcedor. "Não é a vitória que vai me levar para o céu, nem a derrota, para o inferno", costuma filosofar Castro.


O torcedor é assim mesmo. Quando venceu o Fluminense por 1 a 0, num jogo em que foi quase totalmente dominado, o torcedor considerou o time superior ao rival, quando não foi. Mas diante do empate em zero a zero com o Nova Iguaçu, o time já não prestava mais, pois nem o time da baixada conseguia vencer.


De mais a mais, o contestado Carioca não pode ser régua pra medir qualidade de ninguém. Ano passado, o Botafogo, com o que sobrou da série B, conseguiu ir às semifinais, sendo eliminado pelo Fluminense em jogo, que a atuação da arbitragem foi bastante discutida.


O Glorioso não teve a almejada pré-temporada, por causa de seu dono que preferiu exibir o brinquedinho brasileiro na Inglaterra. Mas já se passaram as cinco semanas que Castro estimou para o time conseguir a forma e entrosamento de início de temporada. Ou seja, o caminho a ser trilhado é esse mesmo. O que falta mesmo são as contratações prometidas. E o tempo tá passando!

7 views0 comments
bottom of page