• blogdojotaeme

SBT-Rio irrita torcida do Botafogo com enquete no Twitter e apaga post

A internet deu voz a uma legião de imbecis

(Eco, 2015)


A frase em epígrafe foi cunhada pelo filósofo, romancista e teórico de literatura e linguagem italiano Umberto Eco, em 2015, na solenidade de outorga do prêmio de doutor honoris causa na Universidade de Torino e teve grande repercussão mundial, principalmente nos meios acadêmicos, e em outras esferas de estudos sobre a tecnologia e seu impacto no cotidiano das sociedades.


Crítico contumaz do papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação, o escritor de O nome da rosa acreditava que as redes digitais dão o direito à palavra a pessoas que não necessariamente dominam certos assuntos, mas que não se furtam em dar suas opiniões, nem sempre também bem recebidas por alguns antagonistas de plantão. Para ele, as pessoas dizem nas redes digitais o que antes era falado apenas "em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade". De acordo com Eco, "normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel".


Quase todo dia alguns posts no Twitter causam grandes rebuliços em comunidades sociais porque indivíduos se sentem desrespeitados, ou mesmo agredidos, com as falas, muitas vezes despropositadas. Há uns dias a torcida do Botafogo ficou revoltada com apresentador Tiago Medeiros do Programa Globo Esporte da Globo porque ele chamou o Botafogo de Botinha. A torcida fez um barulho danado no Twitter e o rapaz acabou pedindo desculpa, alegando que se referira de forma carinhosa, porque é assim ele fazia no Recife dele ao chamar os times locais de maneira similar.


Na noite desta quarta, 26, alguém do Sport do SBT-Rio teve a infeliz ideia de postar no Twitter uma enquete chamando o Botafogo de pequeno. Foi o suficiente para inflamar os alvinegros, já insatisfeitos pela péssima atuação do time na abertura do Carioca, e as promessas de contrações que nunca se concretizam. O clube passa por um processo de reestruturação, além da venda de 90% das ações da SAF Botafogo para o grupo americano Eagle Holdings de John Textor e espera a chegada de uma antecipação de R$ 50 milhões dos R$ 400 milhões, que o americano terá que pagar além de assumir a dívida de cerca de um bilhão de reais. O problema é que até agora o dinheiro não chegou e as contratações estão em compasso de espera, angustiando mais ainda a torcida alvinegra.


A enquete provocativa pergunta: Qual time de menor expressão vai surpreender no Cariocão? As opções de respostas: Volta Redonda, Boavista, Portuguesa e Botafogo Milionário (um alusão à venda do clube). As respostas dos alvinegros foram imediatas. Um perfil falou: “Não entendi, Botafogo é muito maior que Fluminense e Flamengo, não merecia estar aí”. O perfil da Rádio Botafogo retrucou: “O SBT tá se achando engraçadinho, né? O mundo dá voltas! Fica a dica.” Outro perfil rebateu: “Futebol é na Globo! Mas a loucura ideológica contaminou um monte de loucos incubados, onde Record e SBT sabem fazer transmissões que sejam no mínimo razoáveis?”

Enquete do SBT-RIO publicada no Twitter imagem/reprodução da internet


Após a enxurrada de comentários alvinegros reclamando da brincadeira de mal gosto, o canal do Silvio Santos se manifestou com um pedido de desculpas, afirmando ter apagado o infeliz post provocativo. Sabe quando a emenda sai pior que o soneto? Ao invés de reconhecer a infeliz ideia, insistiu na brincadeira de mal gosto, alegando futebol ser diversão!

Pedido de desculpa do SBT-Rio imagem/reprodução da internet


Um canal de televisão não tem, absolutamente, o direito de fazer gracinha com ninguém, nem instituição, muito menos com cânones ou paixões de ninguém. Sabe aquela coisa do respeito? Além de tudo, televisão é concessão pública, logo, pressupõe tratamento igualitário e respeitoso a todos os públicos a que se dirige. Não se pode esquecer nunca, por outro lado, que o próprio dono do canal sempre se conformou com o segundo lugar. Houve um tempo em que o SBT anunciava abertamente, que primeiro era a Globo, e depois, o SBT. Quem se conforma com segundo não pode brincar com o tamanho de ninguém, né SBT? Pensando bem, Eco tem razão!


32 views0 comments