- blogdojotaeme
Vitória do Vozão sobre o Leão consolida padrão de jogo de Morínigo e expurga os fantasmas de 2022
A vitória do Ceará sobre o Fortaleza nesta terça, 7, pode ser vista sob diversos aspectos. Mas o que me agrada mais é o expurgo dos fantasmas do ano passado. E nem um drone lembrando a Série B que sobrevoou o estádio foi capaz de tirar a autoestima dos jogadores, bastante elogiados pelo treinador Morínigo ao fim da partida.
O placar foi construído nos minutos iniciais do jogo, realizado no mais romântico estádio de futebol do Estado, o velho novo Presidente Vargas. Fincado na região central de Fortaleza, me traz muitas boas lembranças, da minha adolescência, no início dos anos 70, quando o Castelão ainda recebia seus primeiros lances de arquibancada. E do timaço do Vozão comandado por Erandy, Arthur paidégua, e os irmãos Costa.
Mas voltando ao primeiro clássico-rei da temporada 23, o Vozão começou o jogo acelerado e aos 10 minutos do primeiro tempo, já tinha construído a vitória, com dois gols relâmpagos. Castilho convertendo pênalti logo no início da partida, e Erick, aos 10min, pegando um rebote. O fortaleza diminuiu no início do segundo tempo, com Galhardo escorando cruzamento de Crispim. O Leão do Pici fez muita pressão no fim, mas não passou disso.

Erick fez o segundo gol do Vozão aos 10min. do 1º tempo. Foto/Imagem: Felipe Santos/cearasc.com
O técnico do Ceará, o paraguaio Gustavo Morínigo, creditou a vitória à mudança do sistema tático adotado na partida, que foi capaz de surpreender o adversário. “Trocamos de sistema de jogo hoje, com uma marcação forte no início, que nos deu o controle do jogo no primeiro tempo. Depois dos gols, o time se cuidou, até de forma exagerada, no meu ver. No segundo tempo, a ideia era manter o resultado pelos primeiros 15 minutos. Mas o Fortaleza veio com tudo, fazendo o gol deles logo no início, então tivemos que por jogadores mais descansados para conter o ímpeto do adversário”, explicou após a partida.
No primeiro confronto sul-americano do Campeonato Cearense venceu o paraguaio. O argentino Voyvoda bem que tentou mudar seu time no segundo tempo e até teve bastante domínio na segunda etapa, mas seus comandados não conseguiram sucesso contra a bem postada defesa alvinegra.
Morínigo, aos poucos vai dando padrão de jogo ao Vozão, tornando o time mais sólido, coisa que não acontecia desde a saída de Dorival Júnior ano passado, quando foi para o Flamengo. A vitória desta terça, 7, deu ao time de Porangabuçu a melhor campanha da primeira fase do Cearense, e por isso, a Taça Pedro Basílio. Ceará e Fortaleza por liderarem seus grupos respectivamente com 14 e 12 pontos, classificaram-se automaticamente para as semifinais do Cearense.

Técnico do Ceará Gustavo Morínigo à beira do campo Foto/Imagem: Felipe Santos/cearasc.com
Agora os times aguardam o resultado do chaveamento das quartas de final. Iguatu, segundo colocado do A, enfrentará o Atlético Cearense, terceiro do mesmo grupo. O vencedor jogará com o Ceará. Do outro lado chaveamento, Maracanã enfrentará o Ferroviário. O vencedor pegará o Fortaleza.
Os bons ares que sopram sobre o setor campo-bola de Porangabuçu atingem também os bastidores do clube com a marcação para logo mais às 18,30h da Assembleia que vai escolher a nova formação do Conselho Deliberativo. Aleluia!